A sigla "VPN" vem do inglês "Virtual Private Network", que em tradução livre significa "Rede Virtual Privada". O mesmo faz o uso da internet para poder se conectar a um determinado endereço e assim conseguir utilizar  seus serviços de maneira criptografada protegendo toda comunicação entre o usuário e o servidor.

Um dos principais objetivos vistos para o uso de VPN atualmente é ter a possibilidade de trazer as ferramentas de trabalho para dentro da casa de cada colaborador. Supondo que o colaborador de uma empresa necessite usar diariamente alguns tipos de sistemas internos, como acessar seu e-mail e salvar arquivos no servidor de rede. Para que esse colaborador consiga fazer tudo o que precisa, os administradores tem algumas escolhas: eles poderiam disponibilizar todos esses serviços diretamente na internet, só que isso deixaria eles mais suscetíveis a ataques de cibercriminosos; ou habilitaria a VPN para que esse colaborador pudesse ter acesso a todos os servidores como se estivesse dentro da empresa, evitando expor os servidores internos.


Quais são os protocolos seguros de uma VPN?


O Protocolo de Segurança IP (IPsec) foi inicialmente desenvolvido pela Internet Engineering Task Force (IETF) para o IPv6, que era obrigatório em todas as implementações do IPv6 compatíveis com os padrões anteriores à RFC, a qual o tornou apenas uma recomendação. Esse protocolo de segurança baseado em padrões é também amplamente usado com IPv4 e Protocolo de Tunelamento de Camada 2. Seu design cumpre com a maioria dos objetivos de segurança: disponibilidade, integridade e confidencialidade. IPsec usa criptografia, encapsulando um pacote de IP dentro de um pacote de IPsec. O processo reverso acontece no final do túnel, onde o pacote de IP original é descriptografado e encaminhado para a destinação desejada.


O Transport Layer Security (SSL/TLS) consegue colocar todo o tráfego de uma rede num túnel ou garantir a segurança de uma conexão individual. Vários fornecedores fornecem recursos de VPN de acesso remoto por SSL.

Também vale a pena ler o artigo de SSL e TLS clicando aqui. 


Datagram Transport Layer Security (DTLS) Usado para resolver os problemas que o SSL/TLS tem com o tunelamento sobre TCP.


O que avaliar ao escolher uma VPN?

Velocidade, segurança e privacidade. As pessoas recorrem a VPNs por motivos diferentes e, seja qual for o seu, você precisa fazer três perguntas antes de escolher um provedor. A VPN é rápida? Meus dados estarão seguros? Minha privacidade será respeitada? O que você deseja é que suas conexões estejam seguras e seus dados permaneçam privados. Mas é possível ter isso tudo sem perder velocidade? Esse é o ponto. Portanto, ao escolher um serviço de VPN, tenha atenção em relação a isso, pois não adianta ter uma criptografia indestrutível se levar uma eternidade para carregar cada página.


Aqui chegamos ao fim de mais um artigo, caso surja dúvidas busque por outros artigos em nosso portal de suporte. Caso haja necessidade, envie um e-mail para 

suporte@ligai.com.br.