Neste artigo mencionaremos os conceitos de Network presente no menu de usuário dentro do LIGAÍ, abordaremos seus benefícios e como usufruir desse recurso. Tendo uma VPN é possível configurar o robô para que ele tenha acesso a seus servidores, mantendo a transação dos dados de maneira criptografada onde os dados trafegam somente entre dois nós de comunicação.
Para entender os conceitos sobre VPN clique aqui.
Como fazer o cadastro de uma rede de saída/VPN ?
Através do item Network também interpretado como "Virtual port network" ou "Redes de portas virtuais". Localizado no menu de usuário do LIGAÍ, temos a possibilidade de criar uma nova rede de saída.
(Figura número 1)
Após clicar em nova rede, seguindo as orientações da figura anterior, temos os campos para inserção de:
Nome preferencial para a VPN.
Selecionar o tipo de protocolo tendo as opções atuais "Sem autenticação", "IKEv1" & "IKEv2".
( O IKEv2 também usa chaves de criptografia para ambos os lados, enquanto o IKEv1 não, tornando-o mais seguro. Juntamente com seu suporte para EAP, um método de autenticação altamente seguro geralmente usado em redes corporativas, a segurança do IKEv2 o torna um dos protocolos VPN mais seguros. )
IP de destino ( Todo pacote possui um endereço de origem e um endereço de destino. O endereço de origem é o da máquina (interface) que estabeleceu a comunicação, enquanto o endereço de destino corresponde à máquina de destino final. Quando o pacote trafega pela rede estes endereços não são alterados. )
Subnet de destino também chamado de máscara de sub-rede é como um endereço de IP, mas apenas para uso interno dentro de uma rede, basicamente é a mascara do IP de destino.
Chave PSK ( Em criptografia, uma chave pré-compartilhada (Pre-Shared Key ou PSK) é um segredo compartilhado anteriormente entre duas partes usando algum canal seguro antes de ser utilizado. Tais sistemas quase sempre usam algoritmos criptográficos de chave simétrica.