Neste artigo iremos compreender para que serve e como se dá a configuração e o funcionamento de um robô autônomo.


            Como vimos no artigo Robô By Ligaí, temos a possibilidade de construir uma etapa para que um robô chame a si mesmo através deste aplicativo.


O objetivo de um robô autônomo é que a execução das etapas seja feita de forma “quebrada”, devido à grande quantidade de registros ou requisições e, por exemplo,  até que sejam esgotados todos os registros de uma API. Dessa maneira, poderá ser feita uma carga “histórica” ou “full” de dados.


A seguir, veremos como ocorre a configuração de um robô que será dividido em “partes”.


Primeiramente é necessária a parametrização na primeira etapa (de onde são recebidos os dados) os seguintes filtros, por exemplo: 



O filtro representado pelo (1) indica que serão trazidos os registros do campo “Customer” a partir do “0”. Caso existam registros vindos da etapa anterior, ou seja, quando o robô foi executado por ele mesmo, a execução continuará a partir do último registro.

O filtro representado pelo (2) indica a quantidade de registros em que será dividida a execução. Neste caso em 500 registros por vez. 


Feito isto, acrescente ao final a etapa Robô by Ligaí:




Em seguida, parametrize conforme o exemplo abaixo:


O primeiro passo é a definição dos Parâmetros de Entrada (1) com a função “$data.length” que executará esta etapa somente se os dados encaixarem no filtro, ou seja, se retornar dados diferentes de “0”.


Logo após deve-se configurar os Dados Gerais (2), indicando o robô a ser executado. No caso o próprio robô.


Por fim, é necessária a configuração dos Dados de entrada (3), indicando os dados que serão a referência do que será processado. 


Confira abaixo:



    

            Assim, concluímos que a execução de um robô com muitos registros pode ser otimizada, utilizando-se a ferramenta Robô by Ligaí. É possível restringir a quantidade de dados a serem requisitados para uma determinada API.


             Além do exemplo acima é possível que um robô autônomo seja executado, por exemplo, todos os dias a partir de uma Janela de execução, de forma que o usuário construa uma automação considerando não só os filtros realizados na primeira etapa como também o agendamento.


IMPORTANTE: Ao clonar o usuário deverá checar o apontamento para o robô correto.