Neste artigo vamos falar dos conceitos de “$” & “$$”, são fundamentais para você criar o robô que desejar utilizando o Ligaí.
"$"
Todo robô em sua primeira etapa recebe um conjunto de dados, para conseguir referenciar o primeiro nível da hierarquia deste elemento será invocado o $.(Nome da variavel que contém os dados) .
O $ é como se fosse o armário na figura seguinte, contendo diversas gavetas armazenando outros tipos de dados.
As gavetas poderiam ser substituídas tecnicamente por variáveis das quais podem ser armazenados quaisquer tipos de informações.
" Variáveis são “pedaços” da memória que você dá um nome, preenche com o valor que quiser e pode consultar quando precisar. Podemos fazer uma analogia com caixas, de tamanhos variados, que servem para guardar determinados tipos de objetos."
"$$"
"$$" Será invocado somente quando precisar processar dados na segunda camada em diante, para conseguirmos manipular algum tipo de dado contido dentro da variavel "$" invocaremos "$$" que dependerá do "$" para poder existir.
O "$$" sempre será um produto dentro dos dados a serem processados e pode ser localizado dentro dos parâmetros de entrada de qualquer sistema que desejar automatizar, veja na ilustração abaixo.
Os dados a serem processados será necessário sempre que precisar indicar ao robo para rodar uma vez para cada item a ser processado.
Na figura a seguir você verá a representação do dados a serem processados que serão as gavetas ("$$") contidas dentro do armario ("$") .
Para compreender melhor esses conceitos, criamos um robô de leitura de uma planilha no Google Sheets, observe a figura abaixo:
Como pode ser visto, temos uma hierarquia bem definida, onde $data é o primeiro nível dessa hierarquia, logo depois temos Sheet1, como segundo na hierarquia, e por fim as colunas A, B, C e D, como terceiro na hierarquia. Sendo que :
$data é o conjunto de dados em sua totalidade;
Sheet1 é a aba da planilha onde os registros estão contidos;
A, B, C e D são as colunas da planilha que possuem os registros de dados.
Iniciando pela expressão “$”, que nada mais é que uma variável onde se pode conter um dado específico ou um conjunto de dados. Em “$” contém as informações do primeiro nível da hierarquia. Na figura anterior o “$” contém os dados de Sheet1.
Seguindo este raciocínio, o “$$” é outra variável que contém as informações a serem processadas pode assumir a informação de A, B, C ou D.
Conclusão: Para buscar o conteúdo de toda a planilha iremos usar “$.Sheet1” e para buscar o conteúdo da coluna A, iremos usar “$$.A”.
Esse conceito pode ser usado junto com funções e métodos em Javascript, que serão explicados em outro artigo.
Sendo esclarecidos esses fundamentos será possível criar qualquer robô no ligaí, em casos de dúvida não deixe de contatar o suporte.