Certificados SSL/TLS funcionam por unir digitalmente uma chave criptográfica à informação de identificação de uma companhia. Isso permite que dados possam ser transferidos de maneira que não podem ser descobertos por terceiros.


SSL significa Secure Sockets Layer, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um domínio de site e um navegador. Atualmente a tecnologia se encontra depreciada e está sendo completamente substituída pelo TLS.                                                                   

TLS é uma sigla que representa Transport Layer Security e certifica a proteção de dados de maneira semelhante ao SSL. Como o SSL não está mais de fato em uso, esse é o termo correto que deveria ser utilizado.   

                             

HTTPS é uma extensão segura do HTTP. Os sites que configurarem um certificado SSL/TLS podem utilizar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor. 

  

O objetivo do SSL/TLS é tornar segura a transmissão de informações sensíveis como dados pessoais, de pagamento ou de login.


É uma alternativa à transferência de dados em texto simples na qual a conexão ao servidor não é criptografada e torna mais difícil para que hackers possam interceptar a conexão e roubar dados.


A maioria das pessoas já estão familiarizadas com SSL/TLS que são utilizadas por webmasters para assegurar seus sites e oferecer uma opção segura para efetuar transferências.


É possível identificar que um site possui certificado SSL/TLS quando há um cadeado indicando a conexão segura próximo à URL no navegador, veja o exemplo.